top of page
  • Foto do escritorAfla

UFRGS e UNILA iniciam as atividades do Observatório AFLA



Nos dias 26 e 27 de abril, pesquisadores da UFRGS e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) realizaram, em Foz do Iguaçu, a primeira reunião de planejamento dos projetos que serão executados pelo recém formalizado Observatório das Agriculturas Familiares Latino-americanas (Observatório AFLA). A cooperação técnica entre as universidades visa promover ações e projetos conjuntos para analisar as trajetórias e transformações nas dinâmicas socioeconômicas dos diferentes grupos de agricultores familiares da América Latina.


Segundo Silvia Zimmermann, professora do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento e coordenadora do Observatório pela UNILA, um dos objetivos centrais  do projeto é acompanhar e colaborar com o trabalho de organizações sociais e governamentais que participam dos espaços de construção das políticas públicas, com destaque para o papel da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF Mercosul).


O observatório iniciou suas atividades com dois projetos de pesquisa, ambos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre os processos de construção, governança e transferência de políticas públicas para a agricultura familiar entre os países do Mercosul. Os projetos envolvem cerca de quinze pesquisadores, além de estudantes de graduação e pós-graduação.


Paulo Niederle, professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural da UFRGS e coordenador da iniciativa pela instituição, destaca que o Observatório AFLA poderá ter uma contribuição importante no acompanhamento das mudanças que, repercutindo o novo cenário político e econômico de vários países latino-americanos, estão em curso nas políticas voltadas para a agricultura familiar.


Além de políticas públicas, as linhas de ação do Observatório das Agriculturas Familiares Latinoamericanas envolvem temáticas como as reconfigurações dos mercados agroalimentares, as novas estratégias territoriais de desenvolvimento rural, as dinâmicas socioculturais e identitárias no mundo rural, e a ação política dos movimentos sociais agrários.

64 visualizações0 comentário
bottom of page