• Afla

Participação na XXI Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul (REAF)

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2019 ocorreu a XXI Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), na cidade de Chapecó (SC), Brasil, organizada pela Presidência Pró tempore brasileira. Participaram da reunião membros governamentais dos países do Mercosul e países convidados, organizações e movimentos sociais e a acadêmica com a participação de pesquisadores, doze professores e estudantes, membros do Observatório de Agriculturas Familiares Latino-americanas (AFLA), da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),.

Os membros do Observatório AFLA acompanharam todos os dias do evento. Da UNILA, mais especificamente do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, comparecem 3 professores do corpo docente e 4 bolsistas das atividades do Observatório AFLA de iniciação cientifica e extensão. Da UFRGS comparecem 3 professores membros do Observatório.

Os assuntos debatidos no decorrer da Reunião foram diversos, entre eles o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia e a Década da Agricultura Familiar da FAO. Outros assuntos abordados foram a participação das mulheres e jovens na agricultura, mudanças climáticas e meio-ambiente, além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que devem ser implementados pelos países até 2030.



Parceiras Institucionais