Nossas áreas de Atuação e Linhas de Pesquisa

Políticas públicas

Esta linha aborda a análise de políticas públicas direcionadas ao espaço rural, notadamente às agriculturas familiares, e sua relação com o desenvolvimento e o contexto da América Latina. Serão lócus privilegiado de análise os diferentes atores sociais, governos e organizações da sociedade civil, bem como os espaços de participação social e de integração regional que afetam o ciclo das políticas públicas, desde a definição do problema, entrada na agenda política, elaboração, decisão, implantação, avaliação e possíveis correções.

Mercados agroalimentares, cadeias produtivas e estratégias territoriais

 

Esta linha abarca estudos e pesquisas sobre os mecanismos de comercialização, distribuição e abastecimento para os produtos das agriculturas familiares. Os projetos focalizam experiências inovadoras de articulação entre produção e consumo alimentar, visando compreender como a organização de cadeias curtas, mercados institucionais e sistemas alimentares localizados contribuem para a construção de novas trajetórias de desenvolvimento rural e territorial. A atenção também se volta para o posicionamento dos agricultores familiares em cadeias globais de valor, com vistas a analisar as implicações dos processos mais gerais de concentração, globalização e financeirização do sistema agroalimentar.

Ruralidades, cultura e identidades

Esta linha compreende estudos e pesquisas sobre distintos elementos sociais e culturais relacionados ao mundo rural e às dinâmicas que se estabelecem no meio rural e, para além dele, na sua relação com os espaços urbanos. Para tanto, agrega estudos sobre como os modos de vida rurais influenciam e, ao mesmo tempo, são influenciados por contextos urbanos. Busca também compreender modos de vida e dinâmicas de conhecimento associadas à produção, ao processamento, ao consumo e à comercialização, além de problematizar categoriais sociais e políticas que atuam no espaço rural latino-americano.

Organizações rurais e dinâmicas socioprodutivas no espaço agrário

 

Esta linha abarca estudos e pesquisas sobre as diferentes formas de vida e trabalho no campo. Discute-se como as organizações sociais e sindicais rurais atuam e formulam suas dinâmicas em torno do processo de desenvolvimento rural e como vivem, trabalham e se organizam as famílias rurais. Os objetivos compreendem as diferentes dinâmicas produtivas, organizacionais e sociais existentes no meio rural em diferentes contextos da América Latina, discutindo a partir dessas estruturas o papel de cada ator no processo de formulação das ações, políticas e programas públicos voltados para o desenvolvimento rural da região.

Parceiras Institucionais